Pensamento do Mês

"Procurai deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontraste e, quando vos chegar a vez de morrer, podereis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçaste o tempo e fizeste todo o possível por praticar o bem."

Banden Powell

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

João Paulo II

Karol Józef Wojtyła nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice, uma pequena localidade ao sul da Polónia, a 50 quilómetros de Cracóvia; filho de um tenente do exército dos Habsburgos, de quem herdou o nome, também chamado Karol Wojtyła.

Foi escolhido Papa em 16 de Outubro de 1978. Foi o Papa mais novo desde o Papa Pio IX, eleito na época com 58 anos. No entanto, tornou-se o Papa cuja acção foi mais decisiva no século XX: as suas viagens ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões.
Promotor de uma aproximação às outras grandes religiões monoteístas do mundo. Motivou o diálogo interreligioso, o ecumenismo e a cultura da paz, sendo o primeiro Sumo Pontífice a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusálem, a 26 de Março de 2000, e onde pediu perdão pelos erros e crimes cometidos pelos filhos da Igreja no passado. Foi o primeiro a pregar numa sinagoga, a entrar numa mesquita (em Damasco, Síria), e a promover jornadas ecuménicas de reflexão pela paz em Assis (Oração Mundial pela Paz).

Foi grande incentivador do Movimento Escutista, visitando eventos mundiais e europeus da maior organização juvenil do mundo.

"TOTVS TVVS", é uma expressão da imensa confiança do papa na Mãe de Deus: “Sou todo teu, Maria”, sendo que ele colocou toda a sua vida sacerdotal sob a proteção da Virgem.

A saúde débil de João Paulo II foi motivo de preocupação para os muitos milhões de católicos em todo o planeta. Às 21h37, hora de Roma, do dia 2 de Abril de 2005, o Mundo parou perante a notícia da morte do Santo Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário